Hospício de São Nicolau Tolentino

O Hospício foi fundado pelos Ermidas de Santo António, em 1711.

Durante muitos anos, deu lugar a um Convento de Frades, o qual deu origem ao nome do largo – Terreiro dos Frades.

Em 1834, o edifício foi colocado em haste pública, tendo sido adquirido por particulares, fazendo com que os Frades fossem obrigados a sair do edifício.

Posteriormente, o edifício já pertenceu aos Bombeiros Voluntários de Mora, pertencendo atualmente à Câmara Municipal de Mora, dando neste momento lugar à Casa da Cultura.

Neste momento, no espaço funciona o Cineteatro, o Anfiteatro, a Escola de Música, a Sala de aula de Acordeão, a Sala de aula de Yoga, o Curso de Pintura e Artes Decorativas, a Galeria de Exposições, o Posto de Turismo e os Serviços Socioculturais e Desportivos da Câmara Municipal de Mora.