História

Com 2522 habitantes (Censos 2011), a Freguesia de Mora é uma vila tradicional alentejana, sede do Concelho.

A Freguesia tem 127,59 quilómetros quadrados.

Recebeu foral, por D. Manuel I, a 23 de novembro de 1519.

Está localizada na bacia hidrográfica de Tejo.

É uma vila com grande variedade de flora, como sobreiros, pinheiros e oliveiras.

A Freguesia é limitada a norte pelo Município de Ponte de Sor, a nordeste pelas Freguesias de Cabeção e Pavia, a leste e sueste pela Freguesia de Pavia e a oeste pelo Município de Coruche.

É na vila de Mora que estão concentrados os principais serviços básicos de apoio à população de todo o Concelho, além do polo de empresas que aqui se desenvolvem.

No século XII, o território onde se veio a edificar a vila de Mora, estava sob os limites jurisdicionais do Castelo de Coruche, que foi doado por D. Afonso Henriques, em 1176, aos Freires de Évora.

O topónimo Mora apareceu num documento, apenas em 1293, onde se faz referência a “cabeço e mora”, que significa agremiações de pastores transumantes, o que indica que, por essa época, Mora, seria sede de uma dessas agremiações.

As populações, em tempos mais remotos, desenvolviam-se em redor de uma igreja, mas por falta de documentação que o comprove, em Mora, não se sabe ao certo qual será a que esteve na origem do seu desenvolvimento.

Dizem os entendidos que o ponto de partida da vila, terá sido o Largo do Calvário.

A vila de Mora tem locais muito aprazíveis, onde poderão passar bons momentos de lazer, complementado pelas excelentes iguarias da nossa gastronomia.

Venha até Mora!