Ermida / Igreja de Santo António

A Igreja de Santo António, como hoje é conhecida, foi em tempos mais remotos, uma Ermida de peregrinação.

Esta obra foi da responsabilidade da Ordem de Avis, datada de 1 de fevereiro de 1956.

Foi construída com os valores monetários e nos terrenos doados, para o efeito, por um religioso anónimo.

Encontra-se em perímetro urbano, tendo sido outrora um descampado.

Insere-se na arquitetura de características religiosas, vernacular, maneirista e protobarroca.

Ao longo dos tempos foi sofrendo algumas obras de requalificação, tendo sido as últimas da responsabilidade da paróquia, com fundos que angariou para o efeito, e com a ajuda da Câmara Municipal de Mora.

Embora, durante algum tempo, tenha estado sem muita utilização, neste momento a Eucaristia é celebrada nesta igreja com alguma regularidade.